Como é feito o exame psicotécnico do Detran?

Como é feito o exame psicotécnico do Detran?

Você sabe como é feito e para que serve o exame psicotécnico do Detran uma das etapas para a emissão da CNH? O Garagem360 te explica!

Entenda como funciona o exame psicotécnico do Detran
Entenda como funciona o exame psicotécnico do Detran (Foto: Freepik)

Entenda todos os processos do exame psicotécnico do Detran

Conquistar a Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH, é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, ela proporciona liberdade, autonomia, e para muitos, também significa novas oportunidades de trabalho.

No entanto, para você ser um habilitado é preciso passar por um processo de formação teórica e prática, bem como os exames médicos e psicotécnicos. 

Esse último diz respeito a uma série de provas que atestam condições físicas e emocionais do candidato e por sinal, é uma das fases mais temidas.

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Mas calma, que no post a seguir vou te explicar o que é o exame psicotécnico e ainda ao final vou te dar algumas dicas de como passar na prova!

O que é o exame psicotécnico?

É uma das etapas para que o candidato conquiste a Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

Além disso, ele também é exigido para renovação de carteira de habilitação com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).

Esta avaliação é feita por um psicólogo credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito de sua localidade.

A intenção do exame psicotécnico é identificar se o cidadão tem condições psicológicas para dirigir – e enfrentar a rotina do trânsito, que sejamos sinceros, nos testa de diversas formas.

Dito isso, o exame psicotécnico é responsável por avaliar traços de cognição e personalidade do futuro condutor, além de raciocínio lógico, memória, tomada de decisões, processamento de informação, comportamento, níveis de impulsividade e concentração.

Nesta avaliação, há o envolvimento de aspectos como:

  • Figuras geométricas para identificação de padrões e sequências lógicas;
  • Estímulo visuais e sonoros, simultaneamente.

É possível reprovar exame psicotécnico?

O principal fator que pode reprovar os candidatos é o nervosismo. O ideal é que o candidato faça o teste com concentração, mas procurando se sentir o mais confortável possível.

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova. Déficit de memória e problemas motores também podem reprovar.

3 resultados possíveis

Ao realizar o exame, há três resultados possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

  • Quando o candidato é considerado apto, ele pode prosseguir no processo de formação, pois esta avaliação indica que ele tem condições de se tornar um motorista ou ainda continuar exercendo a atividade remunerada com o veículo.
  • Já quando a avaliação diz temporariamente inapto é o mesmo que reprovação, devido ao desempenho abaixo do esperado, porém o candidato pode fazer novamente o exame depois de quinze (15) dias, no mínimo.
  • Já o  inapto e o mais preocupante designa que o candidato não tem condições psicológicas para conduzir um veículo automotor.

Porém, em caso de reprovação, é possível fazer a avaliação novamente quantas vezes forem necessárias dentro do prazo de doze (12) meses.

Quanto tempo dura o exame psicotécnico?

O exame psicotécnico pode durar cerca de duas (2) horas.

Nesse período o candidato é submetido a um conjunto de avaliações para comprovar sua aptidão psicológica para conduzir veículo automotores.

Há uma série de métodos e técnicas específicas que são avaliados durante cada um dos testes os quais o candidato é submetido.

Os testes são responsáveis por avaliar coordenação motora, percepção, habilidades de observação, e outros fatores fundamentais para a condução de veículos.

Entenda como funciona o exame psicotécnico do Detran
Ele é parte essencial do processo para emissão da CNH (Foto: Divulgação)

Dicas de como passar no teste psicotécnico do Detran

  • Nos dias anteriores à prova, procure ter um bom sono, para que você possa descansar adequadamente.
  • Descanse! Quanto mais tranquilo você estiver, melhor será seu desempenho.
  • Esteja sempre atento a tudo o que o psicólogo/avaliador disser na prova. Afinal, são instruções importantes para a realização do teste.
  • Vá bem alimentado. Coma de forma saudável, para que qualquer problema com faltas ou excessos na alimentação possa lhe prejudicar.
  • Não se deixe dominar pelo nervosismo e pela preocupação em excesso. Tenha em mente que este é um teste sobre a sua personalidade e que não existe perfeição.

E aí, agora se sente mais preparado para mais uma etapa para a emissão da CNH?

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *