Como escolher o carregador ideal para seu carro elétrico

Como escolher o carregador ideal para seu carro elétrico

Saber como escolher um carregador para carro elétrico é um passo importante para quem começou a usar os eletrificados agora.

Afinal, ele é responsável direto pela disponibilidade do veículo, e deve ser ideal para garantir eficiência e segurança!

Wallbox
Os Wallbox são carregadores especializado para carro elétricos, quie garantem velocidade na carga (Imagem: Reprodução/Tupinambá Energia)

Como escolher carregador para carro elétrico: conhecimento é essencial dado avanço dos eletrificados no mercado

Dado o crescente interesse por carros elétricos e híbridos no Brasil, nada mais justo do que conhecer a fundo sobre os carregadores para eles.

Afinal, escolher o modelo e tipo ideal é etapa crucial para quem opta por entrar na eletrificação. 

Até dezembro de 2023, os veículos híbridos plug-in foram responsáveis por 70% das vendas totais de eletrificados.

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Isto reforça que, apesar deste interesse, ainda há bastante receio por parte do consumidor, que muitas vezes prefere ter a segurança do motor à combustão e a praticidade dos postos de combustível.

Assim, aprofundar o conhecimento é um passo para que não restem dúvidas. Dessa maneira, as escolhas serão mais certas, sem preconceitos e seguras de acordo com suas necessidades.

Como funciona o carregamento dos carros elétricos

  • Existem três métodos de carregamento: troca de bateria, carregamento condutivo e carregamento indutivo. O método condutivo é o mais comum e tradicional, feito através dos Wallbox ou tomadas convencionais, uma vez que funciona ao conectar o veículo na tomada ou estação de carregamento, tal qual outros aparelhos.

  • Dentro deste método, existem os carregadores de corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).

  • A CA é mais acessível, ideal para uso residencial e comercial. Enquanto isso, a CC é mais rápida e potente, usada por eletropostos em rodovias, proporcionando recargas mais rápidas durante viagens longas.

Veja também: “BYD Dolphin Mini ou o JAC E-JS1? Qual carro elétrico comprar?“

Dicas para escolher o carregador ideal

  • Compatibilidade do plug: Verifique se o carregador é compatível com o tipo de plug do seu veículo. Hoje os tipos mais comuns são o Tipo 1 (SAE J1772) e Tipo 2 (IEC 62196), mas outros usados são o GB/T 20234 CHAdeMO e TESLA.

  • Capacidade da bateria e potência do carregador: Conheça a capacidade da bateria do seu carro para comprar com a potência do carregador. Isto porque ela que irá determinar o tempo de recarga de acordo com o que comporta a bateria.

  • Local de instalação e infraestrutura: O local de instalação deve comportar o aparelho confortavelmente e permitir fácil acesso dele ao carro. Além disso, a infraestrutura elétrica precisa ser adequada para suportar o carregador e potência exigida.

Carregador carro elétrico
Os carregadores usados em postos são super potentes, feitos para oferecer cargas elevadas em poucos minutos (Imagem: Divulgação/EDP)
  • Fabricante confiável: Não dá pra exagerar a importância de escolher um fabricante responsável, certificado e confiável, que ofereça boas opções de carregadores de carga rápida e eficiente, além de suporte e manutenção.

  • Requisitos de instalação: Por fim, sempre revise os requisitos de instalação para carregadores residenciais ou em condomínios. Isto garantirá que a conexão seja adequada à rede elétrica, além de seguir normas e regulamentos para maior segurança.

Pode carregar carro elétrico em tomada normal?

  • Sim, é possível recarregar um carro eletrificado em tomadas domésticas. No entanto, isto depende do modelo do veículo, da instalação elétrica da residência e do tipo de tomada. Sempre consulte um eletricista e a administração, no caso de prédios e condomínios, para garantir a segurança.

Pronto, agora você já sabe como escolher um carregador para carro elétrico e pode fazer uma compra mais acertada. Seja para sua casa, estabelecimento, prédio ou condomínio, o produto certo fará toda a diferença.

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *