Aditivo de combustível realmente melhora o desempenho do carro?

Aditivo de combustível realmente melhora o desempenho do carro?

Quem tem um carro a gasolina, com certeza, já passou pela situação de ficar na dúvida sobre optar pelo combustível aditivado ou não. Mas e quanto o assunto é aditivo de combustível, como fica?

Bem, há muitas dúvidas sobre os reais benefícios do aditivo, seja na própria gasolina ou aqueles vendidos separadamente, e o principal questionamento é quanto à melhora no desempenho do automóvel.

É claro que o Garagem360 vai fazer o possível para te ajudar a entender melhor sobre isso e a escolher a opção perfeita para o seu veículo. Acompanhe!

ueueFoto: Freepik

Para que serve o aditivo de combustível?

Basicamente, o aditivo de combustível funciona através de substâncias capazes de evitar o depósito de sujeira e afins que resultam após a queima de gasolina quando o veículo está em movimento.

Para que isso seja possível, os aditivos atuam justamente na adição de propriedades ao combustível, e, assim, tornam-o mais “limpo” para o automóvel, o que traz alguns benefícios interessantes.

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Há quem diga que a ausência de aditivos pode resultar em danos mais frequentes e aparentes principalmente para o motor do veículo, mas também há aqueles que preferem apenas seguir o padrão e abastecer com a boa e velha gasolina comum.

No caso do etanol, o teor de carbono é mais reduzido, o que significa que a queima de combustível acontece de forma mais “limpa”, e, por isso quase não se houve falar em aditivos para esse combustível.

Foto: Freepik

Colocar aditivos no combustível melhora o desempenho do veículo?

Os aditivos podem sim melhorar o desempenho do motor dos veículos, e isso acontece justamente pelo efeito de “limpeza” que eles proporcionam, como “detergentes”.

Para melhor entender, é possível observar uma melhora no desempenho pelo fato dos aditivos removerem depósitos de carbono, assim como os outros resíduos, que se acumulam ali ao longo do tempo.

Ah, e além da possibilidade de melhora do desempenho, os aditivos também podem manter o funcionamento do sistema de combustão mais suave, o que resulta em mais eficiência!

Não é milagre

Mas não vai pensando que eles fazem milagre. O que acontece é que os resíduos que ficam após a queima de combustível podem dafinificar o motor, e o papel dos aditivos é justamente trazê-lo de volta para o seu desempenho máximo, mas não “aumentar” mais do que isso.

Foto: Freepik

A gasolina aditivada é melhor que os aditivos separados?

Depende! Ambos contam com prós e contras, e é preciso avaliar cada um deles para definir qual a melhor opção para o seu carro, e claro, confiar no posto de gasolina caso a escolha seja o combustível já aditivado.

Em relação aos benefícios da gasolina aditivada, é possível pontuar:

  • O combustível já vem com proporções ideais de aditivos;
  • Não há nenhum trabalho para abastecer o carro.

Mas é preciso tomar cuidado, porque alguns postos de abastecimento podem vender combustíveis adulterados.

Agora, em relação aos aditivos separados, a maior vantagem é poder comprá-los na qualidade que preferir, mas a ausência do controle de proporções e o trabalho para utilizá-los pode não ser tão interessante.

 

Aproveite para conferir: Conduzir o carro de olhos vendados: as consequências de usar o celular no trânsito

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *