Dicas que te farão especialista em identificar combustível adulterado

Dicas que te farão especialista em identificar combustível adulterado

Imagine só pagar caro para abastecer seu automóvel e descobrir que… o combustível está adulterado! Essa situação não é nada agradável, mas pode ser mais recorrente do que muita gente acredita.

O que acontece é que, infelizmente, existem diversos golpes na hora do abastecimento, e aprender a identificar quais são eles, assim como combustível adulterado, é essencial para evitar prejuízos na bomba e nos reparos do veículo.

É por isso que o Garagem360 te diz tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Veja!

Foto: Freepik

Combustível adulterado e afins… os principais golpes na hora de abastecer

O preço do valor do combustível é um tanto quanto elevado, e ser vítima de algum golpe que dá ainda mais prejuízo pode deixar muita gente enfurecida.

É por isso que conhecer quais são esses golpes se torna fundamental, porque é a partir disso que se torna possível evitá-los e não ser pego de surpresa.

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Recentemente, um golpe, não tão novo assim, voltou a acontecer em postos de diversos locais do Brasil. Nele, há um chip instalado dentro da bomba de abastecimento, capaz de alterar a placa eletrônica que mostra a quantidade de litros colocados.

Assim, o cliente acredita estar pagando por X litros, mas na verdade, a bomba colocou bem menos dentro do tanque. Somente em São Paulo, mais de 50 postos foram flagrados com esse tipo de conduta em menos de 1 ano.

O combustível adulterado também não fica para trás, e a situação fez com que diversos postos fossem fechados para investigação em decorrência das denúncias.

Foto: Freepik

Como identificar bomba de posto adulterada?

A principal forma de identificar esse tipo de golpe é ficar de olho no painel do carro para verificar o nível do marcador, principalmente na hora de abastecer com vários litros.

Isso porque conforme o combustível “entra”, o marcador “sobe” para demonstrar que o tanque está abastecido em determinado nível.

Outra forma de identificar é saber quantos litros o tanque do seu automóvel suporta. Na maioria das vezes, na hora de abastecer e pedir para “completar”, a bomba indica muitos mais litros do que realmente caberia dentro do tanque.

Nesse caso, é possível solicitar uma averiguação do balde específico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que deve estar disponível em todo e qualquer posto.

Foto: Freepik

Como identificar gasolina adulterada?

Normalmente, o cheiro do combustível adulterado é perceptível, afinal, ele é diretamente do odor liberado normalmente, o que já pode gerar uma desconfiança imediata.

Além disso, a longo prazo, se o carro apresentar problemas como “engasgue” ou desempenho reduzido, pode ser um forte sinal de que o combustível foi adulterado.

De qualquer forma, é direito de todo consumidor solicitar o teste da proveta. Esse teste serve justamente para identificar a quantidade de etanol anidro presente no combustível.

Caso o teste demonstre uma quantidade mais elevada do que a determinada pelas regras da ANP (Agência Nacional de Petróleo), é hora de acionar as autoridades locais para tratar sobre a adulteração.

Aproveite para conferir: 10 carros que saíram de linha em 2023 e vão deixar saudades

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *