CNH Digital pode ser usada como documento oficial?

CNH Digital pode ser usada como documento oficial?

CNH Digital pode ser usada como documento oficial? Em todo o País, 42.811.056 condutores já baixaram o aplicativo da CNH Digital.

Trata-se da versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, que pode ser acessada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Mas será que pode ser apresentada com documento oficial em qualquer situação? 

CNH Digital pode ser usada como documento oficial - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
CNH Digital pode ser usada como documento oficial – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

CNH Digital pode ser usada como documento oficial?

Sim, a CNH Digital foi criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2017 e tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa. Isso significa que ela pode ser usada para identificar o condutor em qualquer situação, inclusive em blitzes policiais.

Ou seja, assim como outros documentos digitais, a CNH Digital funciona como um documento de identificação e pode ser apresentada sempre que for necessário, desde que seja por meio do aplicativo CNH Digital ou do Detran de cada estado. 

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Por exemplo, o Detran do Paraná adota o app Detran Inteligente, com várias funções, como a CNH Digital válida. 

Mas atenção, caso seja apenas um “print” (captura de tela do celular) não haverá validade. Somente os aplicativos oficiais são válidos. 

Vantagens

Há uma série de vantagens no uso da CNH Digital. É uma opção prática e segura para os condutores, a qual permite o acesso à sua habilitação a qualquer momento, sem a necessidade de carregar o documento físico, que pode ser perdido e usado por terceiros. 

Além disso, não precisa ser renovada, o que representa uma economia para o condutor. O Detran-PR inclusive incentiva constantemente a população a aderir ao documento digital. 

“Além da praticidade de ter um documento de identificação no celular, o cidadão fica com uma preocupação a menos de precisar tirar uma 2ª via em caso de perda, por exemplo”, comenta o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

Como emitir a CNH Digital? 

Atualmente disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS, a CNH Digital é disponibilizada para quem tem uma CNH válida e um smartphone com acesso à internet. 

Quando o condutor é aprovado no exame de direção ou renova a CNH, o sistema já disponibiliza a versão digital do documento. 

Aqui você vê o passo a passo de como baixar o documento. 

Para acessá-la basta ter conta no gov.br e baixar o app. Caso não tenha, clique em “Crie sua conta”. Em seguida vai aparecer algumas opções de cadastro para você escolher, siga as instruções e insira seus dados pessoais. 

Por fim, clique em “Habilitação” e, em seguida, em “Toque para baixar sua CNH”.

 

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *