veja como reduzir o desgaste do carro na praia

veja como reduzir o desgaste do carro na praia

Viajar para a praia é o destino preferido de muitos brasileiros. Entre as regiões mais procuradas do país, estão: Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Porém, antes de arrumar a mala e curtir suas férias, é preciso ter atenção com alguns cuidados com o carro, uma vez que a maresia e areia podem trazer muitas dores de cabeça

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Logo abaixo, o Garagem360 explica os efeitos dessas condições adversas para os veículos e o que fazer para impedir o desgaste precoce em seu automóvel. Acompanhe! 

O que a maresia causa no carro? 

A maresia acelera a formação de ferrugem e o processo de corrosão, inclusive, em partes do veículo que, em um primeiro momento, podem parecer protegidas, como a bateria sob o capô fechado. 

Para se ter uma ideia do impacto da maresia no veículo, ela corrói dez vezes mais rápido em comparação com o ar seco de cidades não litorâneas. 

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

“A maresia pode acelerar o processo de corrosão em partes metálicas do veículo, como os componentes do chassi e os parafusos. Isso pode comprometer a estrutura do carro ao longo do tempo, tornando essencial uma proteção adequada.”, explica o o chefe de oficina da concessionária Ford Slaviero, Mauro Cezar Candido. 

Areia também é vilã para os veículos

De acordo com o especialista, a areia pode infiltrar em várias partes do automóvel, provocando danos não só na parte estética, mas também na mecânica do veículo: 

“Ela acaba atuando como uma espécie de lixa, desgastando as partes móveis e prejudicando o desempenho do carro. É de suma importância limpar e lubrificar regularmente áreas como os freios, suspensão e as juntas e dobradiças para evitar desgaste prematuro”, orienta Mauro.

A propósito, o interior do veículo aumenta a preocupação para turistas que têm crianças. Para proteger os pequenos e a parte de dentro do automóvel, recomenda-se que você leve um aspirador de pó. 

Outro cuidado é que o contato contínuo com a areia pode causar corrosão, sobretudo nas partes metálicas expostas, como parafusos e rodas. A consequência? Desgaste irregular nos pneus. Para evitar esse problema, o segredo é verificar a pressão e fazer o alinhamento regularmente. 

Leia também:

Como prevenir a maresia no carro? 

É possível evitar os problemas causados pela maresia de várias formas. As principais são: manutenção contínua do carro e do ar-condicionado, bem como enxágue do sistema de freios e limpeza frequente do automóvel. 

Redobre a atenção com o ar-condicionado 

Naturalmente, o verão faz com que o ar-condicionado seja usado com mais frequência no carro. Porém, o uso contínuo acelera a deterioração dos itens do veículo, como o filtro. Para evitar problemas, lembre-se de manter a manutenção desse equipamento em dia, combinado? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Enxágue do sistema de freios

Outra dica simples, mas bastante eficiente para remover resíduos de areia e evitar a perda de eficiência. 

Estacione seu carro à sombra 

Mauro explica os impactos positivos deste cuidado: 

“ Estacionar seu carro à sombra reduz a exposição ao sol direto. Isso ajuda a preservar a pintura e os materiais internos. Cobrir o parabrisa e as partes mais expostas também evitam a incidência direta do sol.”, orienta. 

Mantenha a manutenção em dia 

Nunca é demais lembrar o quanto a manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas durante a sua viagem. Por isso, confira sempre os fluidos, alinhamento, suspensão e outros itens que podem ser danificados com a maresia e areia do veículo. 

Para finalizar, o especialista comenta que, ao implementar essas práticas, você mantém não só a estética do carro em dia, mas, especialmente, aumenta sua vida útil: 

“Cuidar do carro na praia não é apenas uma questão de aparência, mas, sim, de preservação e segurança”, completa. 

Tem que lavar o carro depois da praia? 

Sim. Esse processo contribui para a remoção da areia e do sal acumulados. Além da parte externa, também é possível perceber uma grande concentração de areia no interior do carro. Por isso, limpe regularmente para evitar danos aos componentes internos. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Além dos cuidados com maresia e areia, o carro precisa de atenção redobrada com outros detalhes durante as férias e ao longo do ano. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para que você cuide do seu veículo do jeito que ele merece. 

Confira também: Itens que pouca gente sabe, mas que podem gerar multa e até retenção do seu carro

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *