Toyota terá carro elétrico com alcance de mais de mil km e recarga de 10 minutos

Toyota terá carro elétrico com alcance de mais de mil km e recarga de 10 minutos

De olho na indústria de mercado elétrico, que está a cada dia mais aquecida, a Toyota pretende criar um diferencial competitivo para os seus veículos com essa configuração. A ideia é lançar, em alguns alguns, batérias de estado sólido. Mas, quais serão os efeitos desse investimento? 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Segundo um executivo da companhia, durante uma cúpula de investimentos na Índia, que aconteceu na segunda semana deste ano, trata-se de baterias que recarregam mais rápido e proporcionam mais autonomia. 

O que esperar dos carros elétricos da Toyota? 

Com o objetivo de brigar de igual para igual com a Tesla e rivais chineses, como a BYD, a montadora japonesa pretende melhorar significativamente a autonomia dos seus carros elétricos. 

E, para tirar essa ideia do papel, a Toyota e a refinaria de petróleo Idemitsu Kosan informaram, no ano passado, uma nova parceria. Assim, será possível fabricar em massa baterias de estado sólido. 

A propósito, a expectativa é que a comercialização desses produtos ctenha início em 2027 e 2028.

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Dessa forma, a partir da nova tecnologia, será possível desenvolver modelos com autonomia maior, e um tempo de recarga mínimo. 

O que disse o executivo da Toyota? 

“Vamos lançar nossos veículos elétricos com baterias de estado sólido daqui a alguns anos”, explica Vikram Gulati, diretor da Toyota Kirloskar Motor no evento, que foi sediado na Índia.

Ele completa: 

“Será um veículo que estará recarregado em 10 minutos e oferecerá autonomia de 1.200 quilômetros e a expectativa de vida será muito boa.”

Leia também: 

Planos da Toyota para a Índia 

Gulati explica que a fabricante japonesa tem em seu portfólio diversas opções de tecnologia sustentável. Contudo, elas variam conforme o país, o mercado e as necessidades de cada consumidor

“No momento, para a Índia, o combustível flexível e o etanol podem ser uma opção óbvia imediatamente”, completou. 

Mercado dos carros elétricos bastante aquecido 

A preocupação da Toyota é justificável. Conforme noticiado pelo Garagem360, a greentech chinesa BYD assumiu o primeiro lugar de maior fabricante de veículos elétricos no mundo no quarto trimestre de 2023. 

Para se ter uma ideia, ela ultrapassou a Tesla, que dominava o mercado. Esse sucesso é explicado, sobretudo, pela aceitação dos carros da marca, como o  Dolphin e Seagull.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Já a Honda, anunciou um super carro elétrico que carrega em apenas 15 minutos, com lançamento mundial previsto a partir de 2026.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

E, quem ganha com essa disputa, são os consumidores, que terão mais opções para adquirir um carro elétrico pelos próximos anos. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para descobrir os próximos lançamentos do mercado e para escolher o seu novo veículo. 

Confira também: Entenda como funciona o IPVA 2024 para carro elétrico

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *