Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez

Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez

Muito se fala sobre como deverão ser os carros do futuro. Fato é que esses veículos, sem sombra de dúvidas, serão mais tecnológicos, inclusive com sistema ‘’anti-embriaguez’’. Entenda! 

Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez

 

Entidade de trânsito americana busca colocar sistema em uso assim que concluir testes (Foto: Freepik)

 

Carros com dispositivo anti-embriaguez

O primeiro passo para adotar um sistema anti-embriaguez nos carros do futuro foi dado nos Estados Unidos, segundo o site internacional Car Coops. 

Trata-se de uma medida para evitar a condução de motoristas embriagados ou sob o efeito de outras drogas através de uma nova tecnologia. 

A novidade deve ser implementada pioneiramente na América do Norte com a cooperação de todas as montadoras com produção local. 

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Dessa forma, a nova tecnologia de monitoramento da saúde dos motoristas ainda está em fase de testes e precisa de mais aprimoramento pela NHTSA, o órgão de trânsito máximo nos Estados Unidos. 

A expectativa é que, uma vez consolidada em território americano, a tecnologia seja expandida para outros mercados internacionais. 

Testes

Atualmente, estão em curso testes de validação da nova tecnologia que levam em conta o hálito do motorista. 

Além disso, como método mais avançado e inovador, a tecnologia visa obter o nível de álcool no sangue do condutor em tempo real.

O principal desafio para a afirmação do mecanismo é a confiabilidade que o novo sistema terá, já que promete resultados avançados sobre embriaguez no volante, o que pode render punições severas.  

Do mesmo modo, antes de ser liberada para o mercado americano, o sistema de detecção de embriaguez precisa se confirmar como um sensor cirúrgico, já que uma vez defeituoso, a tecnologia poderia possibilitar motoristas bêbados a trafegar livremente. 

Dessa forma, o sistema promissor precisa ainda avançar nos testes antes de ser liberado não só localmente como globalmente. 

Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez

 

Embriaguez é uma das principais causas de acidentes no mundo todo (Foto: Freepik)

 

Seguros em acidentes por embriaguez

No Brasil, dirigir sob o efeito de álcool ou de qualquer substância psicoativa representa infração gravíssima com possibilidade de suspensão do direito de dirigir. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, caso o motorista seja flagrado sob o efeito de álcool, por exemplo, na Lei Seca, o mesmo poderá ser multado em R$  2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. 

Dessa forma, acidentes causados por embriaguez isentam as seguradoras de qualquer custo, deixando a responsabilidade integralmente sob o causador da incidência.

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *