Seu carro bebe muito? Dicas infalíveis que vão te ajudar a economizar combustível

Seu carro bebe muito? Dicas infalíveis que vão te ajudar a economizar combustível

Está achando que o carro está bebendo muito? Se não for um problema, como velas ruins, é possível economizar consumo com algumas atitudes no seu cotidiano. 

Quem traz mais informações é o aplicativo de mobilidade urbana V1 que elaborou uma lista de dicas para ajudar os motoristas a gastarem menos durante seus deslocamentos. 

Como economizar combustível no cotidiano - Foto: Freepik

 

Como economizar combustível no cotidiano – Foto: Freepik

 

Como economizar combustível

“Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois  são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista do V1, Alexsandro Laures. 

Vamos aos pontos-chave:

‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}

Manutenção em dia

A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Os componentes que mais merecem atenção são: injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição. 

“Oriento ainda verificar regularmente o nível do óleo, a calibragem dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão. Também é fundamental manter o motor bem lubrificado e substituir os filtros de ar”, destaca Laures.

Troca de óleo e demais fluidos é o mínimo que se deve fazer - Foto: Freepik

 

Troca de óleo e demais fluidos é o mínimo que se deve fazer – Foto: Freepik

 

Mantenha uma velocidade constante e evite frenagens bruscas

A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível. 

“Sempre oriento os motoristas  a manter uma velocidade constante, especialmente ao sair de um semáforo ou de uma vaga de estacionamento. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave”, explica. 

“A frenagem brusca também é contraindicada, pois, além do risco de colisão traseira, o motorista acaba por frear e acelerar o carro continuamente, exigindo que o veículo saia da inércia mais vezes e consumindo mais gasolina”, complementa. 

A sugestão é analisar o trânsito de forma abrangente, assim é possível se antecipar quanto a possível frenagens e avaliar todos os “obstáculos” ao redor. 

“Essa direção atenta e defensiva, além de economizar combustível, preserva as peças do carro, como pastilhas de freios e lonas.” 

Veja aqui os melhores SUVs para quem quer economizar combustível.

Existe marcha ou velocidade indicada?

Segundo o especialista, não existe essa de uma marcha que economize mais ou menos combustível que outra. O que gasta combustível é a forma como o condutor dirige. 

Por exemplo, um motorista força muito a troca de marcas, terá um consumo maior de combustível. Em outras palavras, a troca de marchas deve ser feita no tempo e rotação certas, considerando as características do motor e do veículo. 

A marcha certa ajuda na economia - Foto: Freepik

 

A marcha certa ajuda na economia – Foto: Freepik

 

É possível economizar combustível nas subidas?

Em subidas ou vias mais íngremes, alguns aspectos podem influenciar no consumo de combustível. O peso e a carga do veículos são os principais. 

“Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, sempre indico dirigir  na faixa de 3.000 a 4.000 RPM, mantendo uma aceleração constante, o que auxilia em momentos que demandam mais do veículo”, ressalta.  

Atenção com o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos

Alguns recursos do veículo podem contribuir para o consumo de combustível. Portanto, use sabiamente o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa. 

 “Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível”, destaca. 

Qual gasolina escolher?

A gasolina aditivada apresenta alguns detergentes para contribuir com a limpeza dos bicos injetores, por exemplo. No entanto, não é possível precisar se esse tipo de gasolina “queima mais” do que a comum.  

A indicação de Laures é apenas de não trocar repentinamente o combustível, mas, sim, de maneira gradativa. Dessa forma, não compromete o rendimento do motor. 

Por fim, abasteça apenas em postos de confiança. Fique atento e evite aqueles postos de marcas desconhecidas e/ou com valores muito inferiores aos aplicados pelo mercado.

 

Source link

oslow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *